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Mar calmo nunca fez bom marinheiro: o que eu aprendi sobre superar a crise

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Por: Samuel Leite / CEO da Digitale

Passei parte da minha infância na tranquila Laguna, uma cidade litorânea a cerca de 120 quilômetros de Florianópolis. A hoje aprazível Laguna já foi palco de importantes batalhas e teve em sua habitante mais famosa, Anita Garibaldi, um símbolo pela luta e independência de seu povo.

Uma das lembranças mais vivas que tenho da cidade é de uma frase na parede central de um velho estaleiro, em que se lia gravado “Mar calmo nunca fez bom marinheiro”.

Nestes últimos meses de incerteza no mercado, e sobretudo de algumas tempestades e mar revolto, as memórias da infância e a metáfora do aprendizado no mar voltaram mais vivas do que nunca.

Tanto no mar quanto na vida de um empreendedor o planejamento da jornada é fundamental. Entretanto estar preparado para as adversidades e mudanças de rota é o que torna você diferente. Agir com velocidade, tomar as decisões corretas — sobretudo na pressão dos acontecimentos —, o cuidado na escolha da tripulação e a delegação correta das atividades são fundamentais em momentos de dólar descontrolado, inflação em alta e muita incerteza e pessimismo.

Foco no destino, ou no norte, também é condição essencial para a trajetória dar certo. Entendo que, muitas vezes, em razão dos inevitáveis desvios, não chegaremos exatamente onde havíamos planejado. Porém, ao perceber as variáveis, podemos diminuir a incerteza e nos aproximarmos do alvo desenhado.

As mudanças significativas da política econômica brasileira, que abandonou a visão mais ortodoxa para um caminho de maior intervenção do Estado, linha muitas vezes pautada no assistencialismo e no estímulo excessivo ao consumo, somados à instabilidade internacional, são a representação da tempestade que nos assombra nos últimos meses e segue sem previsão de calmaria.

Ao contrário do navio estatal, inoperante, lento e carcomido, o empreendedor brasileiro segue remando uma vez e navegando outras, mas sempre enfrentando as adversidades do tempo, sempre superando a crise do dia.

Por falar em crise, na vasta coleção de usos que o Aurélio traz do verbete, ele define crise em economia da seguinte maneira: ponto de transição entre uma época de prosperidade e outra de depressão; em sentido mais geral, crise é o que sabemos: fase difícil, grave, na evolução das coisas, dos sentimentos, dos fatos; colapso.

Chamo atenção para a primeira definição: ponto de transição.

Voltando para a frase na parede do velho estaleiro, não há melhor maneira de formar bons navegantes que enfrentar o mar revolto. É em tempos como este que muitas empresas e empreendedores se reinventam. Em meio as maiores tempestades é que conseguimos realizar coisas extraordinárias. Foi sempre assim.

 É comum identificar colaboradores temerosos com a crise, mas sem iniciativa para superá-la. Infelizmente — ou felizmente — não há espaço para todos. Mas invariavelmente é nessas condições que encontramos os capitães do futuro, que vão nos ajudar e, possivelmente, navegar conosco nas próximas jornadas.

A mudança começa no exato momento em que decidimos agir sobre as adversidades, encontrando de maneira criativa novas rotas para o nosso negócio. Portanto, tome o leme da sua vida. Saiba que os ventos estão em constante mudança… sempre.

It's Alive!

Por muito tempo marcas foram explicadas como bens intangíveis ou ativos imateriais, mas… Não é o caso da Digitale, pois somos uma marca viva, material sem ser materialista, cujos ideais pulsam e trazem dinamismo para as contas que atendemos e as causas que adotamos.

Isso se reflete inclusive em nosso logo, que muda de acordo com o clima de nossas unidades e o ânimo das músicas que nossos colaboradores estão ouvindo.

O MIT divulgou há um tempo que em dias ensolarados as pessoas compartilham mais mensagens positivas do que em dias frios, analisando 3 bilhões e meio de posts de dezenas de milhões de usuários no Facebook e Twitter entre 2009 e 2016.

Batman Surprise

Incrível, não é mesmo?

Por isso não se espante se encontrar nosso logo mais animado nos dias quentes ou pensativo nos frios.

Nem se surpreenda se algum dia ocorrer o contrário, pois nossa equipe tem gostos musicais peculiares, de clássicos da bossa nova a black metal vegano ( ! ). Isso faz toda a diferença no ambiente de trabalho e, claro, no humor do logo :-)

E é com a vivacidade simbolizada pelo logo da Digitale que queremos transformar as contas, causas e sociedade em que vivemos.

Digitale Mood Logo

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