As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) representam 95% das empresas globais e são responsáveis por mais da metade do PIB mundial.
No LinkedIn, esse público está mais ativo do que nunca: são mais de 150 milhões de PMEs utilizando a plataforma para crescer e se conectar com novas oportunidades.
Mas o que realmente impulsiona as PMEs?
O novo estudo do LinkedIn, Meet the SMB, revelou tendências fundamentais para marcas e profissionais que desejam se conectar com esse segmento de forma estratégica.
Aqui estão os 5 principais insights do relatório:
#1 O crescimento das PMEs acontece em fases bem definidas
As PMEs atingem marcos de crescimento que mudam completamente sua estrutura e estratégia de compras. Segundo o estudo:
- Quando chegam a 10 funcionários, começam a investir em uma gama muito maior de serviços e fornecedores.
- Com 50 funcionários, suas decisões se tornam mais estratégicas e resilientes, priorizando inovação e vantagem competitiva.
O que isso significa para quem quer vender para esse público? Adaptar o discurso e a abordagem de acordo com a fase de crescimento pode ser um diferencial competitivo.
#2 O LinkedIn é a rede mais confiável para PMEs
As PMEs confiam no LinkedIn para tomar decisões estratégicas. O estudo revelou que:
- 68% dos decisores acreditam que usar o LinkedIn é um investimento para seus negócios.
- PMEs que usam LinkedIn são 37% mais propensas a ter a palavra final sobre o orçamento.
Isso reforça a importância de estar presente com um perfil ativo e uma estratégia bem definida na plataforma.
#3 As decisões de compra são coletivas e baseadas em credibilidade
Ao crescer, as PMEs estruturam comitês de compra, tornando o processo mais complexo. O estudo aponta que:
- 84% das PMEs pesquisam várias opções antes de tomar uma decisão.
- O LinkedIn tem a maior concentração de decisores envolvidos nessas escolhas.
Isso significa que marcas que compartilham conteúdos relevantes e educativos no LinkedIn têm mais chances de se destacar e influenciar as decisões.
#4 O engajamento das PMEs no LinkedIn explodiu nos últimos anos
Nos últimos dois anos, o consumo de conteúdo por PMEs no LinkedIn aumentou 25x. Além disso:
- PMEs ativas no LinkedIn são 29% mais propensas a confiar no que as empresas postam na plataforma.
- O formato mais valorizado por elas são artigos e postagens de líderes de mercado.
Ou seja, investir em conteúdos estratégicos e autênticos pode aumentar a conexão com esse público e fortalecer a autoridade da marca.
#5 PMEs no LinkedIn buscam inovação e crescimento
Empresas que atingem os marcos de crescimento estão constantemente focadas em inovação e adoção de novas tecnologias. O relatório destaca que:
- 34% das PMEs com mais de 50 funcionários priorizam a adoção de novas tecnologias antes dos concorrentes.
- PMEs no LinkedIn são 52% mais propensas a se identificar como inovadoras.
Isso mostra que empresas B2B que oferecem soluções inovadoras devem posicionar seus produtos e serviços como essenciais para esse crescimento.
A Digitale te ajuda a se conectar com PMEs no LinkedIn
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Confira o estudo completo do LinkedIn.