Porque sua empresa precisa incorporar podcasts em sua estratégia de marketing agora!

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Os podcasts têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos, e essa tendência não mostra sinais de arrefecimento. De acordo com um estudo da Edison Research, o número de pessoas que ouvem podcasts regularmente aumentou de 21% em 2015 para 32% em 2019. Isso significa que mais de 100 milhões de americanos ouvem podcasts mensalmente.

Este número também é impressionante aqui no Brasil. De acordo com dados recentes da PodPesquisa, realizada pela Abpod, entidade essa que eu tenho muito orgulho de participar, estima-se que há cerca de 34,6 milhões de ouvintes no Brasil. A pesquisa também mostrou que a maioria dos ouvintes de podcasts no Brasil são homens com idade entre 25 e 34 anos e possuem renda superior a 5 salários mínimos.

Com esse aumento na popularidade dos podcasts, muitas empresas estão começando a ver o potencial dos podcasts como uma ferramenta de engajamento eficaz.

Os podcasts são uma excelente ferramenta para as empresas porque eles permitem que as marcas criem conteúdo de áudio personalizado que pode ser facilmente distribuído para um público-alvo específico. Isso permite que as marcas alcancem seu público de maneira direta e personalizada, ao mesmo tempo, em que constroem relacionamentos com seus ouvintes. Além disso, os podcasts são uma ótima maneira de posicionar a sua marca como uma fonte confiável de informação e conhecimento.

Um exemplo de sucesso de como as empresas estão usando os podcasts para engajar seu público-alvo é o podcast “How I Built This” da NPR (National Public Radio). O podcast conta histórias de empreendedores e como eles construíram suas empresas. Cada episódio é uma história inspiradora de como uma pessoa ou empresa alcançou o sucesso, e os ouvintes podem aplicar essas lições às suas próprias vidas e negócios. Como resultado, o podcast tem uma base fiel de ouvintes que se identificam com as histórias contadas e se sentem inspirados a alcançar seus próprios objetivos.

É importante lembrar que a consistência é fundamental em um podcast. Estudos mostram que a maioria dos podcasts mais ouvidos dura entre 20 e 40 minutos, com postagens semanais ou quinzenais.

É crucial não falhar nessa periodicidade, pois isso pode fazer com que os ouvintes percam o interesse e parem de ouvir. Antes do lançamento, é recomendável ter de 5 a 10 episódios já produzidos e prontos. Isso permite ter certa tranquilidade para produzir os próximos episódios, mas, ao mesmo tempo, não inviabiliza eventuais mudanças de rotas necessárias para garantir maior audiência.

Outro ponto fundamental: trabalhe com profissionais e produtoras que dominam comprovadamente esse formato. Isso vai ajudar muito o seu projeto, pode acreditar!

E claro, se quiser tomar um café comigo, virtual ou presencial, será um prazer dividir a experiência que temos neste tema 😉

Bora Gravar?


Por: Samuel Leite / CEO da Digitale

Artigo originalmente publicado no Linkedin.

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